Em 1953, o Presidente Getulio Vargas (1882-1954), na sua segunda grande aproximação com a família Orleans e Bragança e os cultores do Império, realiza a promessa de trazer ao Brasil os restos mortais de D. Isabel e D. Gastão, inumados na Capela Real de São Luís de Dreux, necrópole da Casa de Bourbon-Orleans na França.
Em 2016, o vídeo histórico mantido pela família dos Condes Louis-Jean e Robert de Nicolaÿ, filhos de D. Pia Maria do Brasil (1913-2000), mostrando o traslado dos restos mortais, entre junho e julho de 1953, foi divulgado na TV Record.
O vídeo mostra duas netas da “Redentora da História do Brasil” — D. Isabel, Condessa de Paris (1911-2003), que teria sido a rainha-consorte da França em boa parte do século XX, e sua prima-irmã, D. Pia Maria, Condessa René de Nicolaÿ —, trazendo para o Brasil, no cruzador Barroso (C 11), os esquifes dos avós. Chefiava a missão o Capitão de Mar e Guerra Fernando Muniz Freire Junior, futuramente almirante.
O registro histórico traz momentos de descontração e também de oração e celebração: diariamente o capelão militar celebrava a missa. O vídeo mostra a cerimônia de coroação de Nossa Senhora de Fátima pela Condessa de Paris. As princesas e os oficiais desembarcaram em Tenerife, nas Ilhas Canárias, e prosseguiram a viagem. Chegaram no Rio de Janeiro em 06 de julho de 1953, sendo recebidos pelas mais altas autoridades da República e pelos príncipes residentes no Rio de Janeiro e em Petrópolis.
Assista a esse vídeo histórico, que se encontra disponível no canal institucional do IDII no YouTube: