Para abrir o Mês da Consciência Negra e debater os projetos de democratização política e inserção dos antigos escravizados na sociedade brasileira do final do século XIX, o Instituto Histórico e Geográfico do Distrito Federal (IHGDF) e o Instituto Cultural D. Isabel I (IDII) promoverão o congresso acadêmico “Abolicionismo, isabelismo, republicanismo e a democracia malograda do fim do Oitocentos”, que contará ainda com a participação de professores e alunos do Departamento de História da UnB no evento, enquanto atividade de extensão.
O congresso será realizado entre os dias 06 e 07 de novembro de 2024, de modo híbrido (presencial e on-line), na sede do IHGDF (SEPS EQ 703/903, Conjunto C, Brasília), com transmissão pelo canal “História do Brasil Como Você Nunca Viu” — que possui 31 mil inscritos. As sessões acontecerão em dois turnos: na parte da manhã, a partir das 10h, e, à tarde, a partir das 14h.
Com curadoria de Lucilia de Almeida Neves Delgado e Virgilio Caixeta Arraes por parte do IHGDF, e de Maria de Fátima Moraes Argon e Bruno da Silva Antunes de Cerqueira por parte do IDII, o evento será composto por conferências e palestras que abordarão as pesquisas mais recentes sobre as perspectivas político-partidárias, sociais e culturais que se descortinavam no horizonte do fim do Segundo Reinado e início do Terceiro Reinado no Brasil, com ênfase na institucionalização do Partido Abolicionista, além da atuação dos líderes do Partido Republicano.
As temáticas abordadas contemplarão as áreas de História, Ciência Política, Direito e Educação. O evento é destinado a pesquisadores, professores, estudantes e interessados em geral.
O congresso será gratuito e não haverá inscrições. Os espectadores que desejarem obter o certificado de participação deverão atestá-la através de um link que será disponibilizado no chat durante as transmissões, em cada sessão do evento (manhã e tarde), e contabilizar, no mínimo, 75% de presença. Carga horária: 20h.
DATA: 06 a 07 de novembro de 2024
HORÁRIOS: 10h a 12h | 14h a 18h30min
FORMATO: Presencial e virtual
PLATAFORMA: YouTube | Canal História do Brasil Como Você Nunca Viu
CARGA HORÁRIA: 20h
Endereço do IHGDF: SEPS EQ 703/903, Conjunto C, Brasília, DF
Pesquisadores, professores e estudantes do Ensino Fundamental II, do Ensino Médio, de graduação e pós-graduação, particularmente, os ligados às áreas de História, Sociologia, Geografia, Política, Direito e Educação, além de interessados em geral.
INVESTIMENTO: Gratuito.
EMISSÃO DE CERTIFICADO: R$ 100,00.
6 de novembro (quarta-feira)
09h – Recepção aos convidados
10h – Abertura – falas institucionais
10h30min – Conferência de abertura
O reinado que não foi: D. Isabel, D. Gastão e a gestão do território na transição de séculos
Bruno da Silva Antunes de Cerqueira
Mestre em História (Universo) e bacharel em Direito (UniCEUB). Advogado. Especialista e instrutor da Funai. Fundador, pesquisador e presidente do IDII. Acadêmico do IHGDF.
12h – Almoço
14h – Mesa – Os “ismos” do fim do século XIX e o contexto brasileiro no mundo
Fazendeirismo, landlordismo, jesuitismo, militarismo: o léxico de André Rebouças
Robert Daibert Junior
Doutor em História (UFRJ). Professor do Departamento de Ciência da Religião e dos Programas de Pós-Grad. de História e Ciência da Religião da UFJF.
Republicanismo e escravismo: negociação, transação, concessão
Rodrigo Goyena Soares
Doutor em História (Unirio). Professor do Departamento de História da USP.
Debate
16h – pausa do café
16h15min – Mesa – O “continuum” da Abolição: formalização do Partido Abolicionista e seus projetos
O “Club do Cupim”, José Mariano e a “União Nacional” em Pernambuco
Arthur Danillo Castelo Branco de Souza
Doutor em História (UFPE). Professor da Rede Estadual de Ensino de Pernambuco e associado do IDII.
O legado do abolicionismo no pós-abolição: o caso de Petrópolis
Lucas Ventura da Silva
Mestre em História (Uerj). Colaborador eventual do Museu Imperial. Membro do IHP e do Museu da Memória Negra de Petrópolis.
Debate
18h30min – encerramento
07 de novembro (quinta-feira)
10h – Mesa – Abolicionistas anonimizados no processo de extinção da escravidão
Luiz Gama, Vicente de Souza, Quintino de Lacerda e outros heróis negros menos conhecidos
Ana Flávia Magalhães Pinto
Doutora em História (Unicamp) e bacharela em Jornalismo (UniCEUB). Professora do Departamento de História da UnB. Diretora-Geral do Arquivo Nacional.
Príncipes e abolicionistas? A produção dos jornais “Correio Imperial”, “Correio Assú” e “Correio Mirim” na tipografia do palácio de Petrópolis
Maria de Fátima Moraes Argon
Licenciada em História (UCP) e bacharela em Arquivologia (Unirio). Antiga chefe do Arquivo Histórico do Museu Imperial. Sócia do IHGB e do IDII.
Debate
Preleção institucional:
Entre abolicionismo e republicanismo: os conchavos em torno da questão da terra e da exclusão do negro na passagem do Império para a República
Albene Miriam Menezes Klemi
Doutora em História (Universidade de Hamburgo). Professora do Departamento de História da UnB e acadêmica do IHGDF.
12h – Almoço
14h – Mesa – O isabelismo de 1888 até os dias de hoje
Irmandade do Rosário e São Benedito dos Homens Pretos: o culto de D. Isabel enquanto “redentora” da história brasileira
Anderson Santos Ribeiro
Licenciado em História (Unesa) e especialista em Hist. e Cultura Afro-Brasileira (FVNI). Professor da SchoolTech no Colégio Arco Íris e no Centro Educacional Oliviera Souza. Vice-presidente do Conisb, secretário da Irmandade do Rosário (RJ) e conselheiro do IDII.
Baronesa de Bonfim e Jeronyma de Mesquita: mãe e filha a serviço da causa do direito das mulheres
Natalia Montes
Licenciada em História e em Geografia (FFCLC) e especialista em Antropologia (Ucam). Professora da Rede Estadual de Ensino de Minas Gerais e do Colégio Novo Horizonte, conselheira de Cultura do Município de Leopoldina e associada do IDII.
O “transabolicionismo” e os herdeiros da Segunda Abolição: a Frente Negra Brasileira
Teresa Malatian
Doutora em História (USP). Professora aposentada do Dep. de História da Unesp e antiga coordenadora do PPGH-Unesp. Associada honorária do IDII.
Debate
16h – pausa do café
16h15min – Mesa – Projetos de Monarquia e projetos de República
A “Monarquia Popular e Democrática” de André Rebouças, Joaquim Nabuco e José do Patrocinio
Gabriel Meirelles Pinto
Mestre em História Social (USP) e bacharel em Comunicação Social (Faap). Diretor da BlinkLearning no Brasil e conselheiro do IDII.
A República como reação: radicalização anti-institucional, federalismo e republicanismo nos momentos finais do Império do Brasil
Filipe Nicoletti Ribeiro
Doutor em História (USP). Professor da Rede Estadual de Ensino de São Paulo.
19h – Sessão Solene Conjunta do IHGDF e do IDII com posse de associados e entrega de honrarias.
20h – Coquetel e apresentação do Duo Bach-Roco (Wander de Oliveira e Paulo Cesar Xavier), com peças de Chiquinha Gonzaga.